Sunday, August 12, 2007

hortelã



nesse caso a foto é minha

"Uma das ninfas amadas por Plutão, Minthe foi transformada em erva para fugir da ira da ciumenta mulher do deus grego
Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio);exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades antisépticas e ligeiramente anestésicas .Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. Ligeiramente vermífugo (lombriga e oxíuros), calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis. Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.
Infusão - 3 gs em 100 ml de água fervente não mais que 5 minutos.
Óleo medicinal - Mergulhar um bom punhado de folhas e flores amassadas em azeite por 4 dias para aplicações locais com massagens. "
http://www.cotianet.com.br/eco/HERB/hort.htm
"COMPOSIÇÃO- vitaminas A, B e C- cálcio- fósforo- ferro- potássio
PROPRIEDADES- analgésica- anti-bacteriana- expectorante- sedativa
Perfumes com hortelã favorecem a compreensão, decisão, ordem, integridade e consciência ecológica.Planeta- Vênus.
http://www.sensibilidadeesabor.com.br/hortela.html

mojito!
Esta bebida tipicamente cubana prepara-se do seguinte modo: comece por colocar o ramo de hortelã lavado no interior do copo alto, acrescente o açúcar e pise um pouco com o auxílio de um misturador. Acrescente o concentrado de limão, o rum, e o gelo. Por fim, encha o copo com 7up e misture bem

ou

1 dose Rum Branco
1 lima
1 colher (chá) de açúcar em pó
Club Soda
4 folhas de hortelã
Amassar o hortelã e açúcar.
2) Cortar a lima em 4 gomos.
3) Espremer os 4 gomos e adiciona-los ao preparo juntamente com o sumo.
3) Encher o copo c/ gelo quebrado.
4) Adicionar o Rum
5) Completar c/ Club Soda.
6) Servir c/ canudo e mexedor

e tem esse aqui
sobre magia, mas eu nao assino, nem pratico, hortelã eu so como com tomate e olhe lá
http://www.gnosisonline.org/Magia_Elemental/Hortela.shtml

alegria das montanhas


orégano é tao pequenininho e tao pungente

pesquisinha rápida


"O nome da erva tem sua origem na Grécia Antiga, quando o pai da Medicina, Hipócrates, a chamou de Origanon – “erva amarga” ou “alegria da montanha” são alguns de seus significados prováveis. Antes de ser descoberta como especiaria, o orégano era muito apreciado pelos gregos na forma de óleo para banho. Eles acreditavam, inclusive, que ele poderia trazer felicidade plena.

As prioridades medicinais dessa erva já eram conhecidas desde o Egito Antigo. O chá de orégano é indicado para o tratamento de tosse, dor de cabeça e para aliviar a irritação, além de ser usado para aliviar o enjôo do mar. Apresenta, também, benefícios ao aparelho digestivo e atua contra cólicas intestinais."


"O óleo essencial desta planta possiu cervacol, cimeno, linanol e tonino (substâncias que garantem as propriedades digestivas).O carvacol, substância contida em suas folhas, ativa as defesas do corpo, além de matar germes na comida- combate a tosse, bronquite e cólicas intestinais, quando usada como infusão.

Além de ser um ótimo tempero, muito usado na cozinha italiana, ele também é usado na cosmética, (caspa - ferva 30 gramas de orégano em um litro de água por 10 minutos, coe e enxágüe os cabelos limpos).Esta erva também pode ser usada na água do banho para aliviar dores reumáticas e musculares.

De preferência, não cozinhe este tempero, seja ele fresco ou seco, adicione-o ao prato depois de pronto, pois ele perde seus benefícios terapêuticos com o cozimento"


"Orégano tem alta atividade anti-oxidante pela presença de ácido fenólico e flavanóides. Adicionalmente tem propriedades anti-microbianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos."



"Receita:Os gregos costumavam fazer um vinho aromático e digestivo com ramos de orégano. Esta receita pode ser adaptada para o preparo de um delicioso vinagre, ideal para temperar saladas, carnes e outros alimentos:Limpe e lave bem um ou dois ramos de orégano fresco. Enxugue com um pano e deixe secar completamente, até sumir toda a umidade. Esterilize um vidro ou garrafa e, depois de bem seco, coloque os ramos frescos de orégano. Encha com duas xícaras (cerca de 480 ml) de vinagre de vinho branco ou de maçã. Atenção: o vinagre deve cobrir a erva completamente. Feche bem com uma rolha e deixe descansar por 15 dias, agitando o vidro diariamente."



eu , da minha conta amo tomate com hortelã e orégano, do meu quintal, ê coisa boa.vc compra la no ceagesp.